domingo, 4 de abril de 2021

A Casa dos Espíritos de Isabel Allende


    Acabei de acabar esse livro incrível e me senti totalmente impelida a escrever sobre ele e da escritora maravilhosa que é a Isabel Allende. Tive pouco contato com o Realismo Fantástico anteriormente, mas para mim esse conceito ficou bem claro com a leitura de A Casa dos Espíritos.

    O realismo fantástico é um gênero iniciado na America Latina onde elementos de realidade e fantasia se misturam de maneira harmônica. Fatos históricos e mitologia formam um todo indissociável, trazendo a mente imagens e outras formas de contar histórias sem nenhum compromisso com a realidade.

    Isabel Allende é filha de um diplomata e por isso nasceu no Peru, apesar de sua nacionalidade ser chilena e posteriormente americana. É sobrinha de Salvador Allende, que foi o Presidente no Chile que sofreu o golpe militar descrito no livro.

    O livro conta a história da família Trueba, através do olhar principalmente de 3 gerações de mulheres dessa família, Clara, Blanca e Alba e de seu patriarca Esteban. Esteban Trueba é uma pessoa de difícil convivência devido aos seus frequentes ataques de raiva e seu pensamento deturpado e conservador. Enquanto, Clara, sua esposa, é uma pessoa a frente do seu tempo, com vivências sobrenaturais e nem um pouco conservadora. Essa mistura gera um família muito excêntrica e nada convencional para o desespero do Senador Trueba. O golpe militar de 1973 é o pano de fundo do final da história e é a parte mais difícil de ler. Isabel tem um modo de escrita muito sensorial e você sente intensamente as torturas sofridas por Alba.

    Super indico a leitura e já quero ler mais e mais livros dessa mulher incrível. Obrigada, Helissa Domingues pela indicação.

Helissa fez uma live ontem no Instagram com o perfil @shoes4books falando desse livro. Vale a pena dar uma conferida.