domingo, 18 de julho de 2021

Mais leituras em Abril de 2021 - voltando ao ritmo de leitura.

 



Em Abril consegui retomar as leituras. As coisas no trabalho ainda estavam difíceis, mas foi mais possível. Li bastante no mês, muitos livros que tinha iniciado em Março e só consegui finalizar em Abril. Vamos a lista:

- A Casa dos Espíritos - Livro de Isabel Allende. Esse foi o primeiro livro que li escrito por ela e me apaixonei completamente por essa escritora. Fiz um post só para esse livro e sigo no grupo de leitura dos livros dela, as Mulheres de Isabel. Maravilhoso! 

- O Ponto da Virada - Livro de Malcolm Gladwell. Esse livro foi uma indicação do meu professor de escrita, Fábio M Barreto. Ele me indicou para ver se esse seria o estilo que gostaria de escrever, por ser mais objetivo e mais jornalístico, eu acho. Mas acabou que não me identifiquei muito. Mas é um livro interessante sobre o comportamento das massas. Principalmente com relação ao consumo.

- Luzes do Norte - Livro de Giu Domingues. Livro com uma pegada de literatura juvenil de fantasia muito gostosinho de ler. Amei a experiência e conhecer essa nova escritora. Vale a pena conferir. O livro se passa numa aldeia fictícia muito ao Norte, onde duas jovens se encontram e se amam, com muitas aventuras no meio. Parabéns, Giu, pelo seu sucesso!

- O Céu da Meia Noite - Livro de Lily Brooks-Dalton enviado pela Tag Curadoria. Primeiro livro de Ficção Científica enviado pela Tag-Experiência Literárias. Isso me fez muito feliz! O livro inclusive bem melhor que o filme da Netflix. A história se passa num futuro, onde algo aconteceu com a humanidade e sobraram somente um homem, já idoso, e uma menina numa estação metereológica no meio do nada. A outra parte da história se passa no espaço, numa missão. Alguns astronautas estão nessa missão tentando retornar para a Terra e só o que eles sabem é que não há comunicação. Bem bacana!

- A Parábola do Semeador - Livro de Octavia E. Butler. Já que colocamos o pé na Ficção Científica, bora desbravar essa selva. No mês anterior li A mão esquerda da escuridão de Ursula K. Le Guin e pra mim tem sido muito gratificante conhecer essas escritoras maravilhosas! Na verdade, esse livro me pareceu mais uma distopia e infelizmente achei muito possível de acontecer no nosso momento. No contexto temos cidades sitiadas, guerras, empresas governando e muita muita aventura na travessia e procura de um lugar paradisíaco. Vale cada linha!

- Eu não sei quem você é - Livro de Penny Hancock enviado pela Tag Inéditos. Esse livro me fez lê-lo sem parar até o final. A situação que abre a narrativa, um estupro, sela a história de uma amizade de anos, onde muitas situações obscuras são finalmente trazidas a luz na vida dos personagens. Até o final você fica se perguntando o que está acontecendo e fica sem saber de que lado ficar. Prende a atenção até o desfecho da história que é bem surpreendente.

- Delírio - Livro de Laura Restrepo indicado pela Tag Experiências Literárias no Volta ao Mundo em 50 livros. Tive muita dificuldade de ler! Mas ainda sim, eu recomendo, porque ele tem uma estrutura muito peculiar e interessante. É sobre uma mulher que parece enlouquecer e não sabemos muito bem o porquê, durante uma viagem de negócios do seu marido. O pano de fundo é a Colombia com todos os seus pesares.

- Estranhos no Paraíso - Volume 6 - Quadrinho de Terry Moore. Finalmente conclui a saga de Katchoo, Francine e David. Muito emocionante o final! Chorei muito! Não vou contar porque senão perde a graça. 

- Nêmesis - Livro de Philip Roth enviado pela Tag Curadoria. Livro extremamente pertinente e perfeito para uma reflexão do que estamos vivendo. O livro se passa nos EUA no momento de uma epidemia de Poliomielite durante a Segunda Guerra Mundial. Nesse momento a Polio ainda era uma doença quase que desconhecida e não havia vacina. Um professor de Educação Física é um personagem principal que vê tudo da sua volta desmoronar num verão. 


domingo, 11 de julho de 2021

Poucos livros em Março de 2021

 


O mês de Março foi sofrido por alguns motivos relacionados ao trabalho. Acho que foi por isso que tive tanta dificuldade com a leitura. Mas consegui ler o suficiente para manter a mente funcionando e não perder o hábito. Vou contar pra vocês um pouco mais sobre essas leituras.

- Longo e Claro Rio - Livro enviado pela Tag - Experiências Literárias Inéditos de Liz Moore. Achei o livro muito interessante em vários aspectos. Primeiro o contexto, trata de um tema pouco conhecido que é a dependência química e uma miséria total em território estadunidense. A gente pensa que isso só existe aqui nos ditos países em desenvolvimento. Mas a desgraça também chega lá. Segundo, é tipo um livro detetive/policial, mas que a policial é uma mulher! E isso é bem raro, me parece! Foi uma experiência realmente muito bacana! Valeu muito a leitura.

- Crime e Castigo - Livro de Fiódor Dostoiévski. Já falei desse livro aqui mesmo no blog e não quero ser repetitiva. Só digo: leia!

- Rei Afogado - Mais um livro do meu colega de curso L. F. Bomfá. Acho que é o segundo dele, se não me engano. É um livro cheio de ação que te prende para descobrir toda a trama envolvida na história, com algumas surpresas interessantes no meio do caminho. Parabéns pelo seu trabalho! E como diz nosso guru: Continue a escrever! 

- A Mão Esquerda da Escuridão - Livro de Ursula K. Le Guin. Essa leitura foi uma grande surpresa pra mim. Nunca tinha lido nada dela. Na verdade sou bem pouco rodada na ficção científica. Achei muito incrível a construção dos personagens e fiquei muito tempo imaginando os cenários! Super indico.

E foram só esses mesmo... semana que vem falo dos de Abril!

domingo, 4 de julho de 2021

Livros de Fevereiro de 2021

 


Não tenho conseguido gravar os vídeos da série A Louca por Livros lá no canal d'As Loucas da Papelaria, então vim aqui contar um pouco para vocês dos livros que li em Fevereiro deste ano.

 - A Noite da Borboleta Dourada - Livro indicado pela TAG - Experiências Literárias como representante do Paquistão na Volta ao Mundo em 50 livros. O livro foi escrito por Tariq Ali e trás toda uma história de um romance de juventude interrompido e todas as implicações futuras desse rompimento e do contexto. 

- Águia do Deserto - Escrito por L.F. Bomfá, meu companheiro de curso de escrita. Livro de ação que se passa durante o Governo Militar no Brasil. Trás muito de um contexto militar e as questões da Guerra Fria. 

- Coringa: Um Sorriso de Matar - Quadrinho de Jeff Lemire, Andrea Sorrentino e Jordie Bellaire. Simplesmente incrível e acho que se eu disser qualquer coisa sobre ele, vai estragar a experiência. Para quem gosta de quadrinhos, do universo da DC e principalmente do Coringa, super vale a pena.

- A Mulher Ruiva - Livro enviado pela TAG Curadoria de Orhan Pamuk. O livro se passa em dois tempos aos arredores de Istambul. Um rapaz segue um cavador de poços e várias tramas se desenrolam a partir disso. Regado a contos da mitologia, o final é surpreendente.

- Sobre a Escrita - O único livro que li até hoje de Stephen King. Sei que é uma heresia, prometo corrigir isso! Nesse livro ele fala de todo o seu processo de escrita e muitas notas autobiográficas. Amei demais e me apaixonei. Fiquei realmente muito inspirada a partir do livro e seu método.

- Frida Kahlo e suas cores - Livro enviado pela TAG Inéditos de Caroline Bernard. É um livro de ficção baseado na vida e nas obras de Frida Kahlo. Esse livro foi um dos livros que mais mexeu comigo na vida. Fiquei completamente apaixonada pela força da Frida e pela forma de escrita da Caroline.

- Torto Arado - Livro de Itamar Vieira Junior. Esse romance conta uma história de um Brasil, no contexto pós abolição da escravatura, que muitos desconhecem. Se passa numa fazenda no sertão da Chapada Diamantina e conta como as relações sociais e econômicas se davam naquele momento através da história de duas irmãs.

- Estranhos no Paraíso - Volume 5 - Quadrinho de Terry Moore. Você acha que é só um quadrinho sobre um triângulo amoroso, mas aí que você se engana completamente. Até a máfia japonesa aparece nessa história cheia de ação e muitas reviravoltas.

- Sula - Livro enviado pela TAG Curadoria de Toni Morrison. Livro intenso sobre relações familiares. A história se passa através do olhar de duas amigas, muito diferentes, mas ao mesmo tempo muito parecidas que tomam rumos diferentes na vida. Gostei mais de Um Olho mais Azul, ainda sim, vale a leitura.

- Histórias muito curtas para quem tem pouco tempo - Coleção de pequenos textos escritos por R. P. Martins, também companheiro do curso de escrita. Me diverti muito com as histórias sombrias e não tão sombrias desse livro que você devora numa tacada só.

Aproveitem as indicações e depois me digam o que acharam!