domingo, 6 de fevereiro de 2022

Livros de Junho de 2021... me distanciei novamente... mas a gente segue tentando!

 

Quadro feito por mim inspirado no livro
Quadro feito por mim inspirado no livro.


Vamos para mais um tentativa de colocar os livros lidos em dia... Semana que vem vou fazer a live A Louca por Livros no canal do YouTube para falar dos livros que li em Janeiro de 2022. O que ficar faltando dos do ano passado, vou escrevendo e postando aqui aos poucos. Espero realmente assim conseguir colocar minhas indicações em dia e manter o ritmo de fazer a live todo mês. Será que consigo?

Então bora começar a falar dos livros:

O Pássaro Secreto de Marília Arnoud enviado pela Tag Experiências Literárias em Maio de 2021 na Curadoria. Esse livro foi enviado na Curadoria de um jeito meio polêmico, porque na verdade ele não foi indicado por nenhum curador. Ele ganhou o prêmio do Kindle e por isso foi escolhido. Eu gostei bastante, mas não acho sinceramente que ele tenha o padrão que normalmente enviam na Curadoria. É um livro angustiante de uma menina que tem algum problema psiquiátrico, me parece algum transtorno psicótico. É muita raiva dentro de uma pessoa só. Valeu super a pena ter lido e indico a leitura, mas pode ter alguns gatilhos para quem for ou estiver muito sensível.

Porém Bruxa de Carol Chiovatto indicado por Leia Mulheres de Niterói. Pra quem me conhece sabe o quanto gosto do universo de bruxas, mas esse livro não me cativou. Não sei nem por onde começar, mas se passa numa sociedade que tem bruxas, demônios, essas coisas, mas achei bem superficial na maior parte do tempo. Achei sem magia! hahahah Tipo isso!

Gostaria que você estivesse aqui de Fernando Scheller enviado pela Tag Experiências Literárias em maio de 2021 no Inéditos. Achei uma delícia ler esse livro. Ele é ambientado no Rio de Janeiro, nos anos 80. Fala do início do Circo Voador de como foi idealizado. Também temos o início da AIDS e inclusive o drama de um dos personagens é exatamente sobre isso. Parece em algum momento meio novelesco, tipo Manoel Carlos, mas vale super a pena a leitura. Fiquei realmente apaixonada por alguns personagens!

O Quarto de Giovanni de James Baldwin indicado pelo Literature-se, se não me engano. Nunca tinha lido nada desse escritor super renomado. E de fato me apaixonei pela sua escrita e quero muito ler mais dele. Gostaria muito de ter mais tempo para ler esses escritores maravilhosos que descubro, mas que não consigo dar continuidade. Muito ruim isso! Queria muito poder ler mais e mais! Gosto sempre das indicações de leitura da Mell Ferraz! O tema gira em torno de um personagem que não se entende na sua sexualidade e todas as tramas envolvidas nesse caso.

Também os brancos sabem dançar de Kalaf Epalanga, indicado pela Tag Experiências Literárias no Volta ao Mundo em 50 Livros. Esse é o livro de Angola. Tive muita muita muita dificuldade de ler esse livro. São muitas referências musicais que não tinha ideia e num estilo de música que não tenho nenhuma identificação. Tentei buscar no Google e no Spotify as músicas para tentar entrar no clima do livro, mas infelizmente não consegui me envolver. O livro é meio autobiográfico.

O testamento do Sr. Napomuceno da Silva Araújo de Germano Almeida, indicado pela Tag Experiências Literárias no Volta ao Mundo em 50 Livros. Esse é o livro de Cabo Verde. Eu gostei bastante da história e de todo o "mistério"que vai sendo criado com o livro. Esse mistério tem uma relação com o que está escrito no testamento dele. O nome do livro é gigantesco, mas ele é bem curto e bem fluido. Lembro que li super rapidinho. 

A vida não é útil de Ailton Krenak. Esse foi indicado pela minha terapeuta e eu gostei demais dos livros dele. São livros super curtos, porque são normalmente transcrições de palestras dadas por ele. Ele é o indígena que fala sobre meio ambiente, sistema econômico, cultura! Maravilhoso!!! Esse estava de graça na Amazon, mas não está mais, mas o preço é super acessível.

A pequena vendedora de fósforos - conto. Li essa história por causa do livro Mulheres que Correm com os Lobos que cita essa história. É muito incrível como ela interpreta essa história. Mas Mulheres que Correm com os Lobos é uma outra história! 

Então foram esses livros que li em Junho. Tem meses que leio mais, tem meses que leio menos. A minha meta são 3 livros por mês, mas normalmente tenho consegui ler mais.

Atualmente lendo O Mito da Beleza, Pesado, O Corcunda de Notre Dame e Longe da Árvore (há anos hahahah). Mas adiante falarei deles...

Divirtam-se! Depois me contem se já leram algum desses livros ou se ficaram com vontade de ler!