domingo, 31 de julho de 2022

Conversando sobre a escrita - segunda leitura


Fechamos com chave de ouro a leitura do Story do Robert Mackee com a presença do ilustre Fábio M Barreto! Foi muito bom poder falar sobre o livro e tirar todas as dúvidas que ficaram. Lógico que vou precisar ler mais vezes. Barreto deixou a sugestão de escrever um pequeno roteiro para poder treinar os ensinamentos do livro. Achei a ideia ótima! Quem sabe não posto lá no wattpad?!

Conforme o combinado no nosso clube do livro, vamos intercalar livros de técnica de escrita e livros sobre o processo de escrita de alguns autores. Então nossa próxima leitura será Confesso que vivi de Pablo Neruda. É um calhamaço e por isso vamos separar em 3 etapas.

dia 27/08 as 17h - Início do livro até o Caderno 6 (inclusive)

dia 24/09 as 17h - Caderno 7 ao Caderno 12 (inclusive)

Dia 29/10 as 17h - Anexos

Quer participar da leitura com a gente? Só preencher o formulário para receber o link do encontro no seu e-mail. Aguardo vocês!

domingo, 17 de julho de 2022

A Louca por Livros - livros lidos em Junho de 2022


Achei que ia dar conta de fazer a tradicional live A Louca por Livros, mas vi que ainda não tinha energia suficiente. Como tem uma semana de trabalho pela frente, achei por bem me poupar um pouco. Porém não queria deixar de registrar os livros que li e fazer pequenos comentários sobre eles. Então vamos lá:

- O Estrangeiro - Albert Camus - li esse livro por conta da lista da Volta ao Mundo em 50 livros. Ele não faz parte da lista, mas é o livro de referência do livro que está. Achei esse livro difícil. O personagem principal é tão indiferente a tudo que acho que por isso não consegui me apegar a ele e a história. Consegui entender que essa era a função, ele precisava ser assim para o enredo, entretanto gerou uma certa resistência em mim. O livro basicamente é sobre um homem, que mata outro homem e posteriormente o seu julgamento. Tem todas as implicações dessas situações e fala um pouco de como esse assassino é na sua vida. Não me arrependo nem um minuto de ter lido, só não é favorito! 

- A Pequena Loja de Venenos - Sarah Penner - Livro entregue em Maio de 2022 pela Tag Experiências Literárias Inéditos. Eu amei de paixão esse livro. Primeiro que eu adoro livros que colocam essa dualidade de tempo. Um período no passado, intercalando com um período no presente. Segundo, que a história realmente pega a gente. Como eu disse, acontece em dois tempos. No passado contanto a história de uma boticária que começa a fazer venenos. A intenção é livrar as mulheres de seu tempo de situações abusivas. No presente contando a história de uma mulher que acabou de descobrir a traição do marido e viaja sozinha em busca de um tempo para pensar na sua vida. Essas histórias se encontram nessa viagem e vira uma grande investigação, com um final inesperado. Amei, amei, amei!

- Véspera - Carla Madeira - Livro indicado por Leia Mulheres Niterói. Confesso que gostei mais desse livro do que do Tudo é Rio da mesma autora. A história também se passa em dois tempos, mas dentro da vida da mesma personagem, uma mulher com uma vida destruída e se sentindo sem perspectiva. Logo no começo ela abandona seu filho pequeno no meio da rua, mas se arrepende. Porém é tarde demais. Ele já não estava mais onde ela tinha deixado. Durante o livro conhecemos essa mulher indo do passado para o presente e acompanhamos seu descompasso com relação ao desaparecimento do filho. É um livro pesado, muito bem escrito e que deixa a gente com aquela ressaca literária. Super indico.

- Casas Vazias - Brenda Navarro - Livro entregue em Maio de 2022 pela Tag Experiências Literárias Curadoria. Esse livro é daqueles que você não consegue ficar indiferente a ele. Também contado em dois tempos, só que em visões diferentes. De um lado está a mãe de um menino que desapareceu na praça enquanto ela olhava mensagens no celular e do outro lado a mulher que pegou a criança numa distração da mãe. Apesar de ser um livro muito denso, muito intenso e que mexe muito com a gente, não consegui desgrudar dele até terminar. E te digo: porrada atrás de porrada! Você sai nocauteado da leitura! Amei ter lido, mas é daqueles livros que tem que respirar no meio e dar um tempo no final!

- Lili - Novela de um Luto - Noemi Jaffe. Livro indicado pelo grupo Perdas e Luto. Livro lindo, muito poético de uma filha elaborando o luto de sua mãe. Nessa trilha ela rememora quem era a sua mãe e todos os momentos marcantes que passou na vida. Fala da ausência e da presença. Muito lindo mesmo! Super curtinho. Dá pra ler em uma tarde de um final de semana!

- Sob a luz do Arco-íris - Coletânea de HQ organizada por Mário César Oliveira. Dessa vez teve HQ!!!! Participei do Catarse dessa coletânea porque achei muito bacana a proposta. Eles juntaram muitos ilustradores e roteiristas de quadrinhos contando sobre situações vivenciadas pela população LGBTQIA+. Adorei ter apoiado esse projeto e ajudado a divulgar essa galera incrível!

- Medicalização em Psiquiatria - Fernando Freitas e Paulo Amarante. Esse livro li por conta de uma Pós-Graduação que estou dando aula na Escola de Saúde Pública no Estado do Mato Grosso. Ele estava na bibliografia do módulo e claro que resolvi ler. É muito interessante e trás umas coisas que eu nunca tinha lido em lugar nenhum. Umas pesquisas super inovadoras com pacientes com modos alternativos de tratamento, sem medicação. Fiquei encantada e amei ter lido. Para quem se interessa pelo tema, acho que vale a pena. Livro super fininho e que você lê quase numa tacada só. Pode mudar a sua percepção com relação há muitas coisas! Esse tipo de livro vai aparecer bastante aqui agora. Afinal, doutorado aí vou eu!

Espero que vocês tenham gostado das leituras do mês. Espero conseguir fazer a live mês que vem! Vida que segue...