1) Story - Livro de Robert Mckee. Li esse livro durante uns 3 meses acompanhada de um grupo que montei chamado Conversando sobre a Escrita. Fizemos recentemente o encerramento dele com a presença do Fabio M Barreto e foi muito legal. Basicamente esse é um livro sobre roteiros. Tem todo um esquema de como escrever roteiros comerciais. Foi cansativo de ler, porque são muitas informações, mas foi muito enriquecedor. Para quem gosta de escrever, vale super a pena. Livro obrigatório!
2) No seu pescoço - Livro de Chimamanda Nogozi Adichie enviado junto a Trilha Vozes Negras da Tag-Experiências Literárias. É um livro de contos. Levamos um tempinho para ler numa leitura coletiva, porque quisemos ter a oportunidade de discutir conto a conto. Claro que quando o livro é de contos, gostamos mais de uns do que de outros. Não vou comentar aqui sobre cada conto em específico, mas posso dizer que todos valem ser lidos. A escrita da Chimamanda me encanta cada vez mais.
3) É assim que se perde a guerra do tempo - Livro de Amal El-Mohtar e Max Gladstone discutido no clube do livro Tintaglia. Tive muita muita dificuldade de ler. Ele é um livro de ficção científica que se passa num universo onde os limites do tempo e do espaço seguem tranças e as duas personagens narradoras são de alguma forma inimigas e confidentes. Juro, fiquei muito confusa com o livro. Ainda não assisti a discussão que teve sobre ele e talvez entenda mais um pouco depois disso.
4) K - Livro de B. Kucinski enviado pela Tag-Experências Literárias no mês de Junho de 2022 no clube Curadoria. Esse livro foi definitivamente o preferido do mês. Ele é meio autobiográfico. Na verdade o escritor narra ficcionalmente o desaparecimento da sua irmã, durante a Ditadura Militar no Brasil através da visão de seu pai. É um livro muito comovente, intenso. Além disso, muito pertinente para esse nosso momento.
5) Greenwich Park - Livro de Katherine Faulkner enviado pela Tag-Experências Literárias no mês de Junho de 2022 no clube Inéditos. Também gostei muito desse livro. O verdadeiro vira páginas. É um livro tipo de suspense daqueles que você vai até o final sem saber quem tem culpa do que. O final é realmente surpreendente. A história se passa em Londres. A protagonista está grávida, depois de muitos abortos espontâneos anteriores e conhece uma pessoa peculiar num grupo de gestantes. Ainda são personagens seu marido, seu irmão mais velho, a esposa e o irmão mais novo. É um rolo só desses personagens todos!
6) Entrevista com Vampiro - Livro de Anne Rice. Essa leitura foi indicada pelo grupo Leia Mulheres Niterói. Achei, como sempre, o livro muito mais interessante que o filme. Porém é uma boa adaptação. Acho que fazer como está no livro ia ser polêmico demais. Afinal, no livro, a Claudia, a vampira criança, é muito sexualizada e tem umas cenas meio chocantes. Então acho que não dava realmente pra colocar aquilo tudo no filme, porque inclusive ia dar problema com a atriz menor de idade. Bem, acho que não precisa falar muito dele, porque é um livro antigo e acho que todo mundo já viu esse filme.
7) O Caso Meursault - Livro de Kamel Daoud. Esse livro é indicado pela Tag-Experiências Literárias no Volta ao Mundo em 50 livros. Ele é como se fosse uma outra versão do Estrangeiro de Albert Camus. O narrador é o irmão mais novo do árabe que foi assassinado pelo Meursault no livro do Camus. É contado como se fosse uma história real que saiu na impressa, essas coisas. Fala dos impactos do assassinato a família dele e a relação com o contexto histórico da Argélia na época da Independência.
Bem, esses foram os livros terminados em Julho... comecei alguns que não vou terminar tão cedo e alguns que vocês verão por aqui na próxima listinha! Até lá!

