sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Brincando de escritora...

Como vocês sabem, tenho tentando seguir com a escrita há muito tempo, mas sem me dedicar com afinco a isso. Nem sempre conseguia tempo e nem inspiração. Entretanto, recentemente, com a pandemia, tenho me dedicado mais a isso. Tenho feito alguns movimentos mais consistentes nesse caminho. Primeiro comecei a procurar material sobre escrita e achei o podcast GENTE QUE ESCREVE que já comentei por aqui. Depois me inscrevi num curso de escrita o CRIE do Fabio M Barreto que começou semana passada. Dando prosseguimento ao podcast, no episódio 015, eles falam sobre o site Wattpad e então resolvi abrir um perfil e tentar postar algumas coisas por lá. Mas só postei o meu primeiro texto desse ano. A ideia é manter o blog para minhas escritas mais livres e usar o Wattpad para textos mais elaborados. Então não deixem de me seguir por lá para poder ler o que ando escrevendo! Aguardo pelas críticas construtivas de vcs!

Aqui vai o link:https://www.wattpad.com/user/LinaNunesGomes

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Snowglobe e a minha relação com a escrita

Arte inspirada no livro Snowglobe feita por Lina Nunes


    Desde o ano passado venho passando por uma descoberta intensa com a arte em suas diversas formas. Isso tem me salvado de muitas situações em que me vejo em total desespero. A escrita tem sido uma forma de poder trabalhar todas essas sensações dolorosas. 
    Resolvi no final do ano passado a me dedicar mais a isso. Sempre quis escrever um livro, tive várias idéias, vários começos e nada definitivo. Resolvi então me aprofundar. Procurei pela produção de autores que mais gosto e achei o podcast GENTE QUE ESCREVE através do Rob Gordon
    Ouvir já foi um desafio para mim. Tenho muita dificuldade de manter a atenção, imagina com algo que não tem algo para fixar o olhar? Mas tracei uma das minhas estratégias de manter o foco em mais alguma coisa e consegui. Me apaixonei! E conheci Fábio M Barreto
    Com o tempo fui sentindo necessidade de mais, comecei a apoiar o podcast, no Catarse e, por conta disso, entrei num grupo no Telegram. Lá tive a notícia que agora, em Janeiro de 2021, começaria a última turma do curso dele de escrita, o CRIE. Não podia perder essa oportunidade! Fiz mágica para conseguir o dinheiro e me inscrevi! Vocês não imaginam a ansiedade que me toma de pensar que está tão pertinho de começar um passo tão importante. 
    Como ia iniciar o curso logo, achei que seria muito interessante que pudesse ler algo do Fábio M Barreto. Então escolhi seu último livro, vencedor do III Prêmio Le Blanc em 2020 e um dos finalistas do Prêmio Argos de 2020. 
    É um livro delicioso, li em 3 dias, já trabalhando e só parava de ler porque sabia que tinha que fazer outras coisas. Acho que se tivesse um dia inteiro para ler, eu terminaria em um dia, talvez num dia e meio! 
    A história se passa num futuro não definido por datas, onde tudo parece muito com o que vivemos hoje, porém com muito mais tecnologia. A tecnologia inclusive parece ser um personagem. Tomando um lugar importante na interação entre as pessoas e das pessoas com o mundo de uma forma quase que exclusiva. Me lembrou muito de Wall-E, com aquelas telas e o copão do dia. 
    Dos personagens humanos, temos cientistas em busca da viagem no tempo, executivos querendo dominar o mundo, amores, romance e um personagem que é super engraçado. São personagens bem construídos que fazem você se envolver com a história de uma forma quase mágica. E o final... surpreendente!
    Super recomendo essa leitura e fico feliz demais de ter encontrado o Fábio M Barreto e seu grupo! Muito obrigada pela injeção de ânimo nesse momento tão duro!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

O Mapa de Sal e Estrelas de Zeyn Joukhadar

Arte feita por mim baseada no livro O Mapa de Sal e Estrelas de Zeyn Joukhadar

     Como muitos de vocês já sabem, sou assinante da Tag Experiências Literárias há mais ou menos 3 anos. Ano passado resolvi, além de assinar a curadoria, assinar também a Inéditos. O primeiro livro, eu li e não gostei e fiquei preocupada de ter feito a assinatura anual e não gostar de nenhum livro. Mas os livros foram chegando e eu fui gostando cada vez mais e ficando muito feliz com a minha escolha!

    Esse último é o mais especial de todos desde o início da assinatura, em Setembro. Achei incrivelmente poética a forma como o autor escreveu o livro e intercalou as duas histórias das duas meninas: Nur e Rawiya. A história contada por Nur se passa numa certa peregrinação entre Homs na Síria e Ceuta na Espanha, uma família fugindo da guerra. E Rawiya conta suas aventuras ao lado do famoso cartógrafo Al-Idrisi. As duas separadas por séculos e unidas pela história e pelo território por onde passam. 

    Recentemente, coincidência ou conspiração do Universo, tenho me aproximado muito do tema dos conflitos vividos nesse território. Séries como Fauda e Califado e livros como Eu matei Sherazade tem me instrumentalizado minimamente para entender um pouco dessa confusão. Nunca me permiti muito avançar no assunto, por achar que por aqui já temos problemas suficientes para nos preocuparmos. Mas a Tag trouxe um pouco dele para mim e a convivência com a minha melhor amiga, Adriana, que ama conversar sobre isso.

    Então, bora conhecer mais sobre esse conflito, sem precisar tomar lados. Pra mim, violência não justifica nada! Então quando chegamos a esse ponto, todo mundo perde a razão!

sábado, 2 de janeiro de 2021

Vamos correr juntas?


Tenho me interessado muito por ler/ver sobre o feminino nos últimos tempos. Lendo sobre mulheres de diferentes partes do mundo, diferentes culturas e crenças. Isso tem me ajudado a entender um pouco a nossa própria cultura e a mim mesma.
No meu aniversário de 2018, eu ganhei esse livro da minha amiga irmã Patricia Pache e tentei lê-lo há um tempo atrás, mas não consegui. Percebi com o tempo, que ele é um livro para ser lido em conjunto. Daí surgiu a ideia da leitura conjunta pra começar 2021 com o pé direito! A ideia é ler o livro, bem aos poucos, para dar tempo de digerir cada parte e poder trocar ideias com as outras pessoas que estão lendo junto com você. Tenho certeza que será uma delícia! Se você quiser também entrar nessa aventura coletiva e correr com lobos com a gente, fala comigo! O nosso cronograma ficou assim:
Janeiro - Introdução ao Capítulo 05
Fevereiro - Capítulo 06 ao 09
Março - Capítulo 10 ao Posfácio
No final de cada parte, vamos fazer um encontro virtual para discutir o que lemos e o que aprendemos nessa caminhada.