sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

O Mapa de Sal e Estrelas de Zeyn Joukhadar

Arte feita por mim baseada no livro O Mapa de Sal e Estrelas de Zeyn Joukhadar

     Como muitos de vocês já sabem, sou assinante da Tag Experiências Literárias há mais ou menos 3 anos. Ano passado resolvi, além de assinar a curadoria, assinar também a Inéditos. O primeiro livro, eu li e não gostei e fiquei preocupada de ter feito a assinatura anual e não gostar de nenhum livro. Mas os livros foram chegando e eu fui gostando cada vez mais e ficando muito feliz com a minha escolha!

    Esse último é o mais especial de todos desde o início da assinatura, em Setembro. Achei incrivelmente poética a forma como o autor escreveu o livro e intercalou as duas histórias das duas meninas: Nur e Rawiya. A história contada por Nur se passa numa certa peregrinação entre Homs na Síria e Ceuta na Espanha, uma família fugindo da guerra. E Rawiya conta suas aventuras ao lado do famoso cartógrafo Al-Idrisi. As duas separadas por séculos e unidas pela história e pelo território por onde passam. 

    Recentemente, coincidência ou conspiração do Universo, tenho me aproximado muito do tema dos conflitos vividos nesse território. Séries como Fauda e Califado e livros como Eu matei Sherazade tem me instrumentalizado minimamente para entender um pouco dessa confusão. Nunca me permiti muito avançar no assunto, por achar que por aqui já temos problemas suficientes para nos preocuparmos. Mas a Tag trouxe um pouco dele para mim e a convivência com a minha melhor amiga, Adriana, que ama conversar sobre isso.

    Então, bora conhecer mais sobre esse conflito, sem precisar tomar lados. Pra mim, violência não justifica nada! Então quando chegamos a esse ponto, todo mundo perde a razão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário