quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Adoção Responsável!



 

Mais um texto sobre cachorro?! Que chato, Lina! Agora você só escreve sobre isso! hahahahha pode reclamar que vou continuar escrevendo! Estou vivendo intensamente a maternidade da Frida e o crescimento de seus Fridotes, sobre o que mais eu teria vontade de escrever?

Pois é, hoje vamos falar sobre adoção responsável de animais. Desde que fui encontrada pela Frida esse [e um questionamento permanente. Todos os gatos dessa casa foram adotados, 2 deles foram tirados da rua por protetoras e eu adotei delas. E dois deles eram de uma ninhada que nasceu na casa de uma outra protetora. Os gatos necessitam de um espaço seguro e as protetoras ficam muito atentas a isso. Então vejo em alguns posts de adoção escrito, somente para apartamentos telados. Mas nunca vi nenhuma especificação para cachorros. O máximo que vem escrito é Adoção Responsável. Que diabos seria isso?

É um termo muito usado, mas não vejo tanta gente desenvolvendo o que isso significa na verdade. Vamos perguntar ao mestre Google. "É ter a guarda de um bichinho e não lhe deixar faltar nada. É zelar por sua saúde, sua alimentação, amor e segurança. É respeitá-lo, respeitar suas características, seus hábitos, e ser um verdadeiro guardião." Gostei dessa definição. Mas acho que o mais importante é o amor mesmo, porque o resto vem junto. O que eu quero dizer com isso? Quando é colocado que não pode faltar nada, você exclui uma grande parcela da população que falta coisas para eles, imagina para o animal. Muitas pessoas em situação de rua acolhem animais e eles não tem quase nada. Deveria ser proibido? Acho que não. O que deveria ser e é proibido é a crueldade com os animais e isso não tem relação com as posses das pessoas.

Tem até uma lei, mas sabemos que a aplicação dela são outros quinhentos. Frida é um caso bem simbólico disso. Ela foi maltratada, machucada, estava muito emagrecida e com muito medo. Mas era de uma casa, estava usando uma corrente e tinha hábitos de quem não morava na rua. Porque as pessoas que eram as tutoras de Frida a maltrataram? Porque ela veio com tanto medo e com tantas cicatrizes? Porque não a castraram quando a própria Prefeitura de Niterói tem um programa de castração gratuito

Essas perguntas não param de passar na minha cabeça. Claro que Frida teve a sorte de estar num lar onde além de receber muito amor e carinho, ela recebe também visita do veterinário, ração adequada, medicações adequadas e água limpa. Mas pode ser que a pessoa dê o que ela come para o cachorro e leve nas campanhas gratuitas da Prefeitura para vacinação e castração e isso definitivamente não é um problema. O que não pode é pegar um animal e achar que ele não vai dar trabalho e quando ele dá, bate, castiga, essas coisas horrorosas! 

Adoção responsável pra mim tem muito mais relação com a humanidade das pessoas do que com qualquer outra coisa. Tá faltando um pouco disso ultimamente, isso é muito visível. Mas os animais precisam ser respeitados como seres que tem seu jeito de ser, suas qualidades e defeitos. Tem dia que dá desespero porque tem coisa para limpar e você está doente, por exemplo. Sim, vão existir esses momentos, mas os outros momento de alegria compartilhada tem que pesar mais nessa equação.

Em breve os Fridotes estarão prontos para serem adotados e quero lares amorosos para eles. Se você acha fofo, mas não tem paciência, nem precisa pensar em pegar um filhote. Filhotes precisam ser ensinados, precisam passar por fases bem chatas como o crescimento dos dentes. Tem que cuidar disso e saber que alguns móveis vão sofrer, por exemplo. Difícil ter casa de revista com animais. As casas de revista não tem alma, mas a sua pode ter! Isso sim é uma vida cheia de significados e amor!

Detalhe da foto: Quando Frida chegou aqui em casa, Mônica resolveu dar o Monstro para ela. Essa pelúcia é de uma história em quadrinhos maravilhosa escrita pelo Fábio Coala. Basicamente o Monstro está exatamente onde deveria estar para cuidar de pessoas/animais em apuros e dar conforto a eles. Linda demais minha filha nesse ato simbólico! Assim que a gente tem certeza que está no caminho certo!

7 comentários: