segunda-feira, 7 de março de 2022

A carta mais difícil


Muitos sabem aqui que tenho escrito cartas desde 2017 de uma maneira bem rotineira. Apesar disso ter ficado meio esquisito e ainda está, durante a pandemia. Mas é algo que amo fazer. Mas teve essa carta aí que foi a carta mais difícil de escrever da vida. Demorei quase uma semana para conseguir de fato escrever linhas tão simples na sua composição, mas com um conteúdo tão dolorido.

Quatro meses, viraram 3 anos. O trabalho temporário virou permanente. O que era para ter só um pouco de investimento até que alguém retornasse para a vaga, acabou sendo um mergulho de cabeça. E assim as relações se deram e assim me apaixonei. 

Nunca tinha trabalhado num lugar de gestão na Saúde Mental, foi tudo novo. Mas uma novidade que, apesar dos desafios, me encontrei completamente! Gostei de sentar nessa cadeira, mas mais do que gestão, eu gostei da transmissão. Como estava num cargo de Coordenadora Técnica, investi muito em estar com a equipe e apoiar o trabalho clínico. Foi muito enriquecedor estar com estagiários, especializandos, residentes e técnicos da equipe. Foi muito importante cada preceptoria, cada orientação de TCC, cada reunião de recepção, de equipe, de território, GT de desins. Em cada espaço coletivo de discussão de casos e dos processos de trabalho em si, pude deixar um pouco de mim e receber muito. Quantos ensinamentos, quanta construção, quanta mudança de olhar. 

Ter sido Coordenadora Técnica do CAPS II Casa do Largo por 3 anos me ajudou a ver a vida de outra maneira, me ajudou ser mais empática, mais amorosa, mais combativa, mais militante. Obrigada equipe* por esses anos de aprendizado e por todo o amor que senti de vocês. 

*equipe aqui diz de todas as pessoas com quem trabalhei, as que estão hoje e as que já saíram, as que trabalham diretamente no CAPS e as que fazem parte do universo maior do território, isto é, CAPS AD Alameda, CAPSi Monteiro Lobato, UAI, CCCN, Ambulatórios Sérgio Arouca, Jurujuba, Pendotiba e Piratininga e equipes do PMF da nossa região

4 comentários:

  1. Lina! As despedidas são sempre difíceis. Mas tenho certeza que a sua despedida para está equipe será muito mais.
    Tive a oportunidade de estar com vc na gestão deste Caps e sou testemunha da sua dedicação, da sua disponibilidade, da sua atenção a cada profissional de forma carinhosa.
    A sua capacidade técnica é indiscutível. Na função de coordenação técnica, que vc cumpriu primorosamente, vc pôde nos mostrar o quanto vc é cuidadosa e acolhedora com esta equipe, enfrentando todos os desafios do trabalho. E sua preocupação com os usuários é tão responsável e ética. Todos sentirão sua falta.
    Mas, justamente por vc ser ética, hoje vc se despede deste trabalho. Ganhará quem te receber em um novo trabalho.
    Vc continuará na minha vida, pois é um dos presentes que Niterói me deu.
    Sucesso! Vc merece!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que palavras lindas e cheias de amor!!! Não sei nem o que dizer! A gente fez um trio imbatível, eu, você e Laila nos encaixamos como se sempre estivéssemos ali uma para as outras! Foi um período maravilhoso, de muito aprendizado! Obrigada pelas palavras por se fazer presente nesse momento tão difícil! Espero poder partilhar ainda muitas e muitas coisas com vc!

      Excluir
  2. Lina, falar de despedida é um pouco difícil pra mim,eu não me dispeso de vc,sabe por que? Pq vc está por todos os lugares dessa Raps tão impulgante , tão afetuosa , tão humana. Vc é uma pessoa incrível que tive o privilégio de conhecer. Estou e estarei presente sempre que vc precisar e em QQ lugar. Certamente nos encontraremos nesse Sus que tanto amamos. Um bjo ,vc é mais que vencedora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho e atenção sempre! Nos vemos pela vida e pelo SUS, com certeza!

      Excluir