domingo, 29 de janeiro de 2023

A Louca por Livros - Finalizados em Dezembro de 2022


    Dezembro foi um mês mais que maravilhoso! Quase duas semanas de recesso e pude colocar muitas leituras em dia! Então vamos aos livros desse mês tão frutífero!

1) As coisas que perdemos no fogo de Mariana Enriquez. Livro indicado pela Tag - Experiência Literárias no Volta ao Mundo em 50 livros como representante da Argentina. É um livro de contos meio absurdos e sombrios. Tem uns que dão medo mesmo. Mas o que achei mais interessante desse livro é que essas situações assustadoras acontecem num cotidiano que nos traz muita familiaridade, apesar do surrealismo. Achei muito bom. Gosto de ler livro de contos quando não estou conseguindo ler com muita atenção, esse é perfeito para esses momentos.

2) Como ser anticapitalista no século XXI? de Erik Olin Wright. Livro lido em conjunto num grupo de leituras políticas. Gostei demais desse livro e achei ele bem acessível a qualquer pessoa que queira ler sobre o tema e se sinta leiga no assunto. Muito didático. Com ele fiquei apaixonada pela Renda Básica Cidadã e ainda mais pela Economia Solidária. Sobre a Economia Solidária já escrevi um texto aqui mesmo. Acho importante essa visão do que podemos fazer de dentro do sistema econômico vigente. A leitura é rápida e fluida! 

3) Honra de Thrity Umrigar. Livro enviado pela Tag - Experiências Literárias no clube Inéditos em Outubro de 2022. Achei esse livro bem interessante, principalmente na questão cultural. A história se passa na Índia contemporânea, onde temos uma situação de assassinato entre muçulmanos e hindus. Uma jornalista que saiu da Índia com sua família quando ainda era uma criança, se vê obrigada a voltar para cobrir o julgamento da morte de um homem muçulmano por seus cunhados hindus. A requerente do processo é a viúva e irmã dos assassinos. A jornalista se vê em meio a essa história e ao seu passado. Só acho que o livro peca no final tentando dar um "final feliz" a essa história. Achei forçado.

4) Sombras do Sul de Giulianna Domingues. É a continuação de Luzes do Norte que já comentei aqui num outro post. Nesse segundo livro, Giu continua a história de Dimitria e Aurora por novas aventuras e novos territórios, pois elas se veem forçadas a sair do Norte conhecido e frio a caminho do Sul quente e agitado. Continua sendo um conto de fadas com uma mistura de muitas histórias conhecidas, como uma certa releitura. Vejo marcas de Irmão Urso, o médico e o monstro, Baba Yaga, entre outras histórias que conhecemos e amamos. Aviso que é Young Adult. Sei que muita gente tem preconceito e que não gosta de ler livro de adolescente, mas eu amo!

5) Rua. HQ de Rapha Pinheiro. Já conhecia o trabalho do Rapha no Mesa 44, Silas e Salto. Gostei de todos! Silas e Salto são duas HQs no mesmo universo, uma vista pela visão do Silas e outra vista pela visão do Salto. É de ficção científica. Já Mesa 44 e Rua são retratos/crônica vivenciadas nas ruas do Rio de Janeiro. Uma delícia de ler. Indico fortemente a leitura. Se você quiser conhecer melhor o trabalho do Rapha Pinheiro é só seguir ele no Instagram

6) Teocrasília 1-2-3. HQs de Denis Mello. Conheci o Denis na mesma Nitcomics que conheci o Rapha Pinheiro, mas levei alguns anos para tomar coragem de ler a sua história. Ela era muito próxima da realidade e me assustava demais. É uma distopia onde a bancada religiosa toma conta do poder no Brasil, qualquer semelhança não é mera coincidência. Tipo Conto da Aia no Brasil, tipo o que a gente viveu nos últimos 4 anos piorado. Um detalhe, várias referências em Niterói para a história ficar ainda mais próxima. Então vocês entendem como me dava medo de ler, né? Mas eu li com medo mesmo e é realmente assustador e maravilhoso! Não consegui parar de ler e já estou aguardando ansiosamente pelo 4! Quem quiser conhecer o trabalho do Denis Mello também vale super a pena seguir no Instagram.

7) Confesso que vivi de Pablo Neruda. Comecei a ler esse livro junto com um grupo que tinha montado sobre Escrita. A ideia era intercalar livros técnicos, com biografias e livros sobre o processo de escrita de alguns escritores. Infelizmente o grupo não foi pra frente por conta do Doutorado, mas em Dezembro finalmente terminei o livro. Confesso que fiquei apaixonada pelo Pablo Neruda, sua história e sua escrita. Muito da história do Chile permeia esse livro e me lembrou muito também dos livros de Isabel Allende. Uma delícia! Acho que é daqueles livros que a gente não pode deixar de ler.

8) Os anos de Annie Ernaux. Vencedora do Nobel de Literatura, dispensando apresentações. É uma autobiografia bem despojada, sem preocupação em ser linear e ordenada. Passamos pela história da escritora e sua família e pelos acontecimentos importantes da França e do mundo. Uma leitura que quando você termina, se pergunta: como essa escritora conseguiu colocar tantas coisas num livro tão pequeno? Impressionante. Não tem uma barriguinha, tudo ali é necessário e maravilhoso de ler!

domingo, 15 de janeiro de 2023

A Louca por Livros - Livros finalizados em Novembro de 2022


    Final do ano de 2022 foi bem tumultuado. Com isso não vim aqui contar para vocês sobre os livros que finalizei em Novembro. Nem os de Dezembro, que espero fazer num próximo post. Muitas ideias na cabeça e pouco tempo e energia para colocá-las em prática. Mas vamos um passo de cada vez, ver o que conseguimos.

    Como eu esperava, li bem menos do que costumo ler, mas mantive a minha meta de pelo menos 3 livros por mês. Então foi bom. Não deixei de ler. Na verdade, acabei finalizando dois livros que estavam pela metade e um eu li inteiro nesse mês. 

    Vamos para os livros:

1) Dentes Brancos de Zadie Smith - Livro integrante do box Vozes Negras da Tag - Experiências Literárias. Estava lendo os livros desse box em grupo, mas acabei não conseguindo acompanhar. Mas não queria deixar de ler. Ainda faltam alguns, que pretendo ler aos poucos durante esse ano. Dentes Brancos trata sobre a questão de identidade birracial, no contexto familiar e social. Temos a discussão de família, imigração, gênero e racialidade num contexto histórico de colonização e diáspora. É bem interessante, mas tem uns personagens que me deixaram com uma certa raiva. Acho que era a intenção do livro. É muito longo e por vezes parecia ter uma certa "barriga", mas super vale a pena mesmo assim.

2) O Morro dos Ventos Uivantes de Emily Brontë - Leitura coletiva feita junto com Marcinha Mel. A pessoa mais apaixonada por esse livro que já conheci. Ela relê o livro todo ano em Setembro/Outubro. Eu não consegui participar de todos os encontros, mas consegui discutir algumas coisas sobre ele. Confesso que foi um livro que me deu muita irritação de ler. Eu já queria lê-lo há tempos, mas não tinha coragem. Tenho isso com alguns clássicos que todo mundo gosta e que é heresia falar mal. Eu gostei do livro, não é esse o problema, mas eu odiei os personagens! Sabe pessoas com as quais você nunca gostaria de se relacionar, esse livro é cheio delas. Não vou falar sobre o livro em si, porque já tem um monte de resenhas espalhadas por aí sobre ele e filmes. Pesquisando vi até que teve uma telenovela em 1967 na extinta Tv Excelsior. Conclusão todo mundo já conhece. Precisava ler e li, mas não sei se tenho a mesma vontade da Marcinha de ler todo ano. São muitos livros na pilha para repetir esse.

3) Apocalipse Bebê de Virginie Despentes - Livro enviado pela Tag - Experiências Literárias em Outubro de 2022 para o clube Curadoria. Posso dizer que a Tag anda vacilando na indicação de livros para esse clube. Tenho gostado mais dos livros do clube Inéditos do que os da Curadoria. Tenho achado as escolhas meio aleatórias e sem qualidade. Mas ainda assim vale a pena assinar, porque também temos uns livros mais que maravilhosos. Eu acho também que fui com muita sede ao pote. Porque li sobre a escritora e sobre o livro e parecia um livro bacana. Mas me parece um desperdício. O enredo é bom. Histórias intricadas, questões familiares, segredos, mas também terrorismo infiltrado numa ordem religiosa (?!). Fiquei sem entender direito o final e na discussão vi que não fui somente eu que ficou confusa. 

    C'est fini! Foram só esses em Novembro. Pelo que vocês viram, passei um pouco de raiva, mas em Dezembro foi bem melhor!