domingo, 15 de janeiro de 2023

A Louca por Livros - Livros finalizados em Novembro de 2022


    Final do ano de 2022 foi bem tumultuado. Com isso não vim aqui contar para vocês sobre os livros que finalizei em Novembro. Nem os de Dezembro, que espero fazer num próximo post. Muitas ideias na cabeça e pouco tempo e energia para colocá-las em prática. Mas vamos um passo de cada vez, ver o que conseguimos.

    Como eu esperava, li bem menos do que costumo ler, mas mantive a minha meta de pelo menos 3 livros por mês. Então foi bom. Não deixei de ler. Na verdade, acabei finalizando dois livros que estavam pela metade e um eu li inteiro nesse mês. 

    Vamos para os livros:

1) Dentes Brancos de Zadie Smith - Livro integrante do box Vozes Negras da Tag - Experiências Literárias. Estava lendo os livros desse box em grupo, mas acabei não conseguindo acompanhar. Mas não queria deixar de ler. Ainda faltam alguns, que pretendo ler aos poucos durante esse ano. Dentes Brancos trata sobre a questão de identidade birracial, no contexto familiar e social. Temos a discussão de família, imigração, gênero e racialidade num contexto histórico de colonização e diáspora. É bem interessante, mas tem uns personagens que me deixaram com uma certa raiva. Acho que era a intenção do livro. É muito longo e por vezes parecia ter uma certa "barriga", mas super vale a pena mesmo assim.

2) O Morro dos Ventos Uivantes de Emily Brontë - Leitura coletiva feita junto com Marcinha Mel. A pessoa mais apaixonada por esse livro que já conheci. Ela relê o livro todo ano em Setembro/Outubro. Eu não consegui participar de todos os encontros, mas consegui discutir algumas coisas sobre ele. Confesso que foi um livro que me deu muita irritação de ler. Eu já queria lê-lo há tempos, mas não tinha coragem. Tenho isso com alguns clássicos que todo mundo gosta e que é heresia falar mal. Eu gostei do livro, não é esse o problema, mas eu odiei os personagens! Sabe pessoas com as quais você nunca gostaria de se relacionar, esse livro é cheio delas. Não vou falar sobre o livro em si, porque já tem um monte de resenhas espalhadas por aí sobre ele e filmes. Pesquisando vi até que teve uma telenovela em 1967 na extinta Tv Excelsior. Conclusão todo mundo já conhece. Precisava ler e li, mas não sei se tenho a mesma vontade da Marcinha de ler todo ano. São muitos livros na pilha para repetir esse.

3) Apocalipse Bebê de Virginie Despentes - Livro enviado pela Tag - Experiências Literárias em Outubro de 2022 para o clube Curadoria. Posso dizer que a Tag anda vacilando na indicação de livros para esse clube. Tenho gostado mais dos livros do clube Inéditos do que os da Curadoria. Tenho achado as escolhas meio aleatórias e sem qualidade. Mas ainda assim vale a pena assinar, porque também temos uns livros mais que maravilhosos. Eu acho também que fui com muita sede ao pote. Porque li sobre a escritora e sobre o livro e parecia um livro bacana. Mas me parece um desperdício. O enredo é bom. Histórias intricadas, questões familiares, segredos, mas também terrorismo infiltrado numa ordem religiosa (?!). Fiquei sem entender direito o final e na discussão vi que não fui somente eu que ficou confusa. 

    C'est fini! Foram só esses em Novembro. Pelo que vocês viram, passei um pouco de raiva, mas em Dezembro foi bem melhor!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário