Por causa do meu trabalho no CAPS Casa do Largo tive a oportunidade de conhecer a Economia Solidária. No CAPS nós temos oficinas que geram produtos artesanais e sempre ficava me perguntando como escoar a produção feita pelos usuários. Foi então que através do Centro de Convivência e Cultura de Niterói que conheci a Casa Azul. Fiz um primeiro contato junto com a Oficineira Lucídia do CAPS e voilá! Me apaixonei pelo projeto! Ontem tive a oportunidade de pela primeira vez ir a Assembléia do Fórum de Economia Solidária do Município de Niterói e fiquei encantada com esse espaço tão potente e tão inclusivo! Mas vamos por partes... Vou tentar explicar com o que ouvi segunda e o que pude pesquisar na internet sobre o tema pra poder compartilhar essa descoberta.
Economia solidária é definida como o "conjunto de atividades econômicas – de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito – organizadas sob a forma de autogestão." Compreende uma variedade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias (aqui tem banco comunitário!), trocas, comércio justo e consumo solidário.Trata-se de uma forma de organização da produção, consumo e distribuição de riqueza centrada na valorização do ser humano e não do capital, caracterizada pela igualdade. Achei isso revolucionário!!! Daí pensei, tenho que ajudar a divulgar essa ideia! Porque ela é incrível!Isso que escrevi é só uma palhinha do que acontece no dia a dia desse trabalho inspirador!
Pesquisei um pouco sobre a origem desse movimento e encontrei as seguintes informações no Wikipédia: "Pode-se dizer que a economia solidária se origina na Primeira Revolução Industrial, como reação dos artesãos expulsos dos mercados pelo advento da máquina a vapor. Na passagem do século XVIII ao século XIX, surgem na Grã-Bretanha as primeiras trade unions (sindicatos) [5] [6]e as primeiras cooperativas. Com a fundacão da cooperativa de consumo dos Pioneiros de Rochdale(1844), o cooperativismo de consumo se consolida em grandes empreendimentos[7] e se espalha - primeiro pela Europa e depois pelos demais continentes."Lá em muito mais informações sobre isso. Uma ideia realmente incrível e um lugar de respiro nesse momento tão difícil que estamos vivendo!
Espero ter despertado a curiosidade em vocês para conhecer esse trabalho! Em Niterói, temos a Casa Azul que dá apoio a essa iniciativa e acontece um Circuito Arariboia que circula pela cidade. Nesse circuito, atualmente, são ocupados vários espaços na cidade, como o Campo de São Bento, a Praça Dom Navarro, Terminal Rodoviário e Itaipu, sendo esse o espaço mais antigo onde a economia solidária acontece na cidade. A próxima feira do circuito será no dia 10 de Agosto no Campo de São Bento! Não deixem de visitar e apoiar esse movimento tão rico!
Vou deixar alguns links interessantes aqui para quem quiser saber mais.

Que coisa linda querida !
ResponderExcluirSabe o que me encanta ?
Essa sensibilidade.....
Grata por entender e compartilhar
Cris Santos
Cordenadora da feira economia solidária no Campo São Bento
Que bom que vc gostou do texto! Acho que fui contagiada!!!
Excluir