1) Persuasão de Jane Austen. A escritora sempre muito bem falada e indicada estava no meu radar há muito tempo. Só tinha visto os filmes baseados em suas obras. Confesso a vocês que fiquei um pouco decepcionada. Sei que isso é uma heresia, mas achei que me envolveria mais com o livro e com os personagens. Mas, na verdade, o que aconteceu é que achei todos eles chatos e completamente irritantes. Conversando com quem gosta, descobri que a intenção é realmente causar esse desconforto e que a função dos livros era exatamente essa, mostrar esse lado hipócrita e superficial da sociedade britânica daquele período. Se a intenção era essa, cumpriu seu papel. Claro que vale a pena a leitura, mas não é nem de perto minha escritora preferida.
2) A Ilha das Árvores Perdidas de Elif Shafak. Livro enviado pela Tag - Experiências Literárias pelo Clube Curadoria em Setembro de 2022. Preciso falar antes da capa desse livro, de todo o projeto gráfico. Eu achei um dos mais bonitos da Tag. Fiquei apaixonada demais pela Figueira que é uma das personagens principais. A história se passa uma parte no Chipre, ilha no Mediterrâneo e uma parte na Inglaterra. Neste país até hoje existe um muro que o separa ao meio e os descendentes de turcos e gregos, são separados por esse muro. Parte da história começa antes do muro e o casal principal é meio uma versão de Romeu e Julieta. Seus encontros secretos se dão num restaurante que tem um Figueira no meio do salão. A história se desenrola entre o passado e o presente e tem muitas passagens muito interessantes, principalmente sobra a história do Chipre. Vale muito a pena!
3) Festa do Covil de Juan Pablo Villalobos. Livro indicado pela Tag - Experiências Literárias como representante do México na Volta ao Mundo em 50 livros. O narrador do livro é uma criança, filho de um rei do narcotráfico em seu palácio isolado do mundo. É uma novela, tipo para ler numa tacada só, como trechos impagáveis! Maravilhoso! Ótimo representante da literatura mexicana.
4) Alguém que você conhece de Shari Lapena. Livro enviado pela Tag - Experiências Literárias pelo Clube Inéditos em Setembro de 2022. Um suspense interessante onde se questiona quem conhecemos de verdade. O ambiente do livro é um bairro residencial onde a princípio todos são bem relacionados e de repente alguém desaparece e aparece morta. Muitas tramas interligadas numa única história. Adorei ler e também é um ótimo vira página para quem quer ler um livro que flui rapidinho.
5) Os sete saberes necessários à Educação do futuro de Edgar Morin. Esse é do Doutorado, mas que não podia deixar de colocar aqui. Até porque esse livro, não é um livro muito difícil de ler. Mesmo quem é leigo, mas é fã da Educação e quer entender como podemos mudar, consegue acompanhar tranquilamente a leitura. Eu achei um livro maravilhoso, porém um pouco utópico demais. Não sei se estou muito pessimista, mas não acho as propostas possíveis nem tão cedo. Tipo sonho de consumo, mas que fica muito longe da realidade. Principalmente da nossa realidade. Mas não custa nada sonhar!
Bem, esses foram os livros. Eu, na verdade, queria muito ter escrito antes desse post, um pouco sobre a viagem para Portugal, mas ainda não saiu. Quem sabe mais adiante. Até a próxima!






