terça-feira, 18 de julho de 2023

A Louca por Livros - Finalizados em Janeiro de 2023





Como vocês devem ter percebido, voltei a postar aqui. Estou fazendo aos poucos os exercícios do livro da Ana Holanda. Porém, hoje, vou retomar a escrita sobre os livros que li. Como não posto desde o início do ano, vamos fazer então a lista desde Janeiro. Espero, sinceramente, não me atrasar mais. Entretanto só o tempo dirá!

Simbora então para os livros finalizados em Janeiro de 2023

1 - As Maravilhas de Elena Medel - Livro enviado pela Tag - Experiências Literárias em Novembro de 2022 no clube Curadoria. Duas mulheres em tempos diferentes na Espanha. A história trata de feminismo, exploração do trabalho, a falta que o dinheiro faz na vida das pessoas, tudo ao mesmo tempo agora. Uma personagem é mais velha e veio de uma cidade pequena para a cidade grande para conseguir sobreviver e a história se repete 30 anos depois com a personagem mais nova. As histórias em algum momento se entrelaçam, mas não se tocam de verdade. É um livro legal, mas confesso que esperava mais dele.

2 - O Mistério de Henry Pick de David Foenkinos - Livro enviado pela Tag - Experiências Literárias em Novembro de 2022 no clube Inéditos.  Eu gostei muito de ler esse livro, porque o tema dele tem relação com o mundo editorial. A história se passa numa pequena cidade que tem uma biblioteca com uma sessão um tanto peculiar: livros recusados. Textos que não foram aceitos para serem publicados em nenhum lugar. Então dois visitantes acham um livro interessante, que deveria ter sido publicado, que tem potencial pra isso. Só que o livro não tem um autor e com isso começa uma peregrinação de busca pelo autor e sua história.

3 - À noite andamos em círculos de Daniel Alarcón - Livro indicado pela Tag - Experiências Literárias na Volta ao Mundo em 50 livros como representante do Peru. Apesar de ser um livro indicado como se fosse do Peru, o escritor não mora no Peru desde novo e a conclusão que eu tirei, sinceramente, que ele fala do Peru de uma forma tão superficial, que até eu poderia falar também, sem nunca ter estado lá. Na verdade, a história é sobre um grupo de teatro revolucionário. Tem um contexto histórico super legal, mas a narrativa não anda. E a descrição dos locais, não pega. Imagino que tenham outros livros mais emblemáticos do Peru. Fiquei um pouco decepcionada.

4 - Sapiens - Uma breve história da humanidade - Volume 1 - HQ. Era só o primeiro volume e já tenho a resposta de como chegamos nessa situação atual! Impressionante a descrição deste livro sobre o início das espécies Homo e como tudo foi se desenvolvendo. Tudo mentira esse negócio de quem sobrevive é o mais forte. Na verdade, quem sobrevive é quem extermina os coleguinhas. Se você não leu, LEIA! Quase uma obrigatoriedade.

5- O homem do Castelo Alto de Phillip K. Dick. Esse livro estava na minha lista há muito tempo! Ele estava aqui na minha estante olhando para mim e eu olhando para ele. Por causa da série da Prime Vídeo, ele pulou da estante e virou prioridade. Na verdade, o livro e a série só saem da mesma premissa, mas as histórias se desenrolam de maneira muito diferente! A premissa é a seguinte: imagine um mundo onde os nazistas ganharam a Segunda Guerra. Mundo dividido entre Alemanha e Japão. América Latina, África e Ásia como campos de concentração, exploração e descarte. Infelizmente essa parte guarda alguma semelhança com a realidade. Excelente distopia que nos dias atuais, com a ascensão do neonazismo, nos deixa de cabelos em pé. Tem que ter estômago. Como sempre, ou quase sempre, o livro é melhor que a série, até porque o final da série foi bem ruim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário